Como organizar a minha rotina universitária...
Olá olá, hoje finalmente sinto-me capaz de vir aqui falar-vos de como ando a organizar a minha vida universitária. Digo que agora sinto-me capaz porque sinto que só agora é que consegui arranjar uma rotina e realmente senti que consigo organizar melhor as tarefas.
Estou agora no ultimo ano de universidade e o que gosto de fazer no inicio do semestre é apontar todos os compromissos relacionados à universidade (entregas, testes, apresentações) na minha agenda e no meu calendário do google (até já tenho um post aqui a falar desta ferramenta). Assim com tudo organizado consigo perceber melhor quanto tempo falta/tenho até determinada coisa.
(aqui como podem ver o meu mês de Dezembro vai ser caótico ahahaha)
Mas pronto isto é uma forma geral de me manter organizada.
Agora sendo um pouco mais especifica, todas as semanas em todas as aulas é dada matéria e são feitos trabalhos que muitas vezes não são terminado em contexto de aula. Então a melhor forma que arranjei é na minha agenda criar uma to do list para a semana, ou seja, tudo aquilo que preciso de ter feito até ao final daquela semana.
Isto inclui resumos da matéria que dei nas aulas dessa semana, terminar trabalhos e até mesmo trabalho que tenha de ir fazendo (que apesar de data estar longe têm de ser feitos etapa a etapa). Esta foi a melhor maneira que arranjei para não acumular trabalho e de estar a par da matéria que estamos a dar durante as aulas (porque as disciplinas este ano são mais exigentes e convém ir percebendo ao longo do semestre para depois ser mais fácil estudar para os testes).
Eu faço a lista semanal e depois vou distribuindo pelos dias da semana organizar melhor.
Outra coisa que mudou a minha rotina foi começar a usar os meus tempos livres na universidade para adiantar trabalho. Ou seja, todos os tempos mortos pego no computador e começo a fazer coisas que provavelmente teria de fazer em casa isso acaba por poupar muito tempo.
Muitas vezes o que acaba por acontecer é.... para arranjar estacionamento perto da universidade já tenho de sair de casa mais cedo e tenho, então em vez de ficar no carro a anhar até a hora da aula pego e vou para as mesas do meu departamento adiantar trabalho. Ou por exemplo nas horas de almoço ou em furos acabo por ir para o pc em vez de ficar só no telemóvel à espera da próxima aula.
Isto sem dúvida que forma que arranjei para poupar trabalho e chegar a casa sem ter nada para fazer e poder dedicar o meu tempo livres a outras coisas e até mesmo a descansar. Prefiro acordar cedo e começar logo o dia a trabalhar, ir para as aulas e depois chegar a casa e deitar-me na cama a ver os meus tiktoks.
De uma forma geral foram estas as pequenas práticas que fui implementando no meu dia a dia que me ajudam a ter uma rotina de universitária mais organizada, a ter os resumos e a matéria toda em dia. Acima de tudo ajuda-me a não ficar tão ansiosa quando as tarefas/testes começam a chegar porque sinto-me, de certa forma, mais organizada.
Mais algum universitário por ai com mais dicas? Se sim, partilhem aqui nos comentários...
Beijinhos !!!