Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog For Me

Um blog criado para mim e para ti!!!

Blog For Me

Um blog criado para mim e para ti!!!

10.Out.20

Não entrei na universidade na primeira fase e agora ?

nota-entrei-na-faculdade.-quando-devo-comec3a7ar-a

       Este era um tema que deveria ter trazia mais cedo aqui ao blog pois já aconteceu fez agora à pouco tempo 1 ano, mas lembrei-me que agora que este ano existe muita gente que também não entrou na primeira fase da universidade e talvez como eu na altura anda a procura experiências de outras pessoas. A verdade é que mais vale tarde do que nunca eheh. O meu intuito com este post é contar-vos a minha experiência e dar-vos um pouco de força e motivação para o que se ai segue. 

        O ano passado na primeira fase dos exames nacionais tirei negativa no exame de português o que me restringiu a candidatar-me na primeira fase e fez com que apenas o fizesse para cursos onde as provas de ingresso fossem história ou mac's. Vou vos ser sincera estava confiante de que entrava pelo menos numa das minhas 6 opções mas ainda assim fui repetir o exame de português na segunda fase e ..... foi o que me salvou para depois entrar na universidade na segunda fase. 

         Lembro-me de estar em casa da minha tia no porto com a minha melhor amiga a prepararmo-nos para ir para uma festa e receber o email a dizer que não tinha sido colocada em nenhuma das opções, nesse momento foi como se tudo me tivesse caído. Quem diria que uma pessoa que 2 meses antes nem queria ir para a universidade estaria a chorar baba e ranho, como eu estava, por não ter entrado. Não vos vou dizer que foi fácil porque não foi, senti-me inútil, incapaz, burra,  porque toda a gente a minha volta tinha entrado na primeira fase e, pensar em fazer algo para além de estudar assustava-me porque continuar os estudos era o que mais queria naquele momento.

1280x768_Smiles_Felizes_e_Um_Smile_Triste_069a6f43

          Os dias seguintes foram péssimos, pensei muito no que poderia acontecer caso também não entrasse na segunda fase mas, foi ai que a frase que define a minha vida agora entrou em ação. 

Tudo acontece por uma razão

            Nesse momento senti que não havia frase que mais se encaixasse na minha vida, eu estava em baixo é verdade, mas todos nós temos um destino reservado  e se naquele momento não entrei era porque realmente não tinha de ser.  O facto de não ter entrado trouxe-me um ponto positivo a meu ver, a minha melhor amiga tinha entrado na sua segunda opção em Coimbra e incentivou me a candidatar-me em cursos em Coimbra desta vez e ...... não foi que na segunda fase entrei em Coimbra mesmo. 

             Ter entrado em Coimbra trouxe-me uma alegria que não consigo explicar, só quem vive o espírito académico de uma cidade como Coimbra consegue perceber, conheci pessoas incríveis, fortaleci a minha amizade com a minha melhor amiga e descobri um amor por aquela cidade. 

             Para aqueles que estão a espera dos resultados da segunda fase, espero do fundo do coração que consigam entrar mas se não conseguirem lembrem-se de que há muitas mais oportunidades na vida .... se não for este ano para o ano será. O facto de acabar o 12º ano e não ir logo para a universidade devia ser algo mais normalizado na nossa sociedade. O meu único conselho é, se é algo que queres muito luta por isso mas acima de tudo aceita aquilo que te é dado porque TUDO ACONTECE POR UMA RAZÃO. 

             É normal sentires-te triste, desmotivado, e injustiçado não há mal nenhum em admitir isso mas vais ver que no final tudo vai correr bem. 

         

Espero que tenha ajudado ao partilhar a minha experiência. 

Beijinhos, 

Marta Cruz 

2 comentários

Comentar post