O MEU PRIMEIRO ATAQUE DE PANICO/ANSIEDADE
Sinceramente nem sei como começar este post visto que nem sequer estava planeado como devem imaginar.
Vou-vos contar a história desde o inicio para que consigam perceber , tudo começou na quinta-feira quando por volta das 15:30 engoli um pastilha na escola , as minhas amigas disseram que era normal e não fazia mal para beber agua e comer alguma coisa para a pastilha descer. Mais tarde quando cheguei a casa só comi umas bolachas e um bocado de pão porque estava super enjoada e com a sensação de ainda ter a pastilha na garganta. Sei que para vocês deve ser normal engolir pastilhas mas a mim foi a primeira vez e fiquei a sentir-me mesmo mal.
Então ao longo da manha de sexta feira continuava com a mesma sensação na garganta e sentia falta de ar e uma dor no peito ao respirar , foi tão mau que para vocês terem noção eu detesto hospitais e tive de chegar ao ponto de ligar á minha mãe a chorar a pedir para me levar ao hospital porque não sabia o que podia ser e adivinhem era o dia de anos dela (coitada).
Foi então que fui para o hospital , entrei e estava tudo bem cheguei á enfermeira e ela perguntou-me o que tinha acontecido e bla bla bla e depois disse que tinha de medir os níveis de oxigénio e ai entrei em pânico porque achei que me ia espetar alguma coisa então comecei a chorar.
Fui ter com a médica e disse que não se passava nada de mal que estava a respirar bem e que não tinha nada preso na garganta. Saí de lá e por incrível que pareça já não sentia nada na garganta mas ainda tinha dores no peito e a respirar mas isso passado uma hora já tinha acalmado.
No hospital apenas me disseram que tive um ataque de pânico/ansiedade e que eu tinha de aprender a controlar-me/acalmar-me sozinha nesta situações.
Mais tarde percebi que isto tudo deve ter acontecido porque estava nervosa com a situação da pastilha , já sabem , e porque no dia anterior soube que teria de fazer 5 exames principalmente tirar sangue ao qual eu tenho pânico.
Devem achar que isto é tudo psicológico e é , eu tenho plena consiencia de que é tudo psicológico no entanto não me conseguia acalmar de nenhuma forma.
Estive a ver na net e estes são os sintomas destes ataques:
- dificuldade em respirar ou sensação de estar a sufocar;
- vertigens , instabilidade ou desmaio;
- palpitações ou ritmo cardíaco acelerado;
- tremuras ligeiras ou acentuadas:
- sudação;
- falta de ar;
- náuseas , dores de estômago;
- calafrios;
- ...
Podem consultar mais sintomas e informações sobre isto aqui . Deste sintomas que vos mostrei eu tive dificuldade em respirar , sensação de estar a sufocar,tremuras acentuadas , ritmo cardíaco acelerado , tensão alta , dores de estômago , calafrios.
Se já passaram por isto digam-me formas de tentar acalmar nestas situações.
Beijinhos !!!