Sobre as colocações da universidade 2023....
Olá olá, hoje vim aqui para vos falar sobre a universidade.
Reparei que muitas pessoas viram post que escrevi relativamente a não ter entrado na universidade na primeira fase e pensei porque não fazer outro post a falar sobre este assunto pois quando foi a minha vez também senti a necessidade de procurar por pessoas na mesma situação que eu.
Para quem não leu o meu relato de não ter entrado na primeira fase pode sempre clicar aqui.
Como sabem estou agora no 2º ano da minha 2ª licenciatura, por isso já passei 2 vezes pelo processo de ser aceite ou não ser aceite. Lembro-me como se fosse ontem de quando recebi a noticia de que não tinha entrado em nenhuma das minhas opções na 1ª fase.... fiquei inconsolável.
É um misto de emoções e começamos a duvidar das nossas próprias capacidades.... como é que todos os meus amigos entraram e eu não consegui entrar? agora todos os meus amigos vão seguir com a vida e eu estagnei. É mais que normal sentires-te assim se estiveres nessa situação e parece que ninguém à tua volta está a sentir o que tu estás a sentir.
Não venho aqui com falinhas mansas a dizer que a universidade não é tudo e que não é o fim do mundo. Venho apenas dizer que é tudo uma questão de tempo e que tudo acontece por uma razão e vais perceber isso a longo prazo. Têm sempre a segunda fase ou então o ano seguinte.... aproveitem para ganhar e viver experiências novas.
Acima de tudo aproveitem para repensar se é mesmo o curso certo ou se querem experimentar novas áreas. Porque por vezes aos 17/18 nós nem sabemos o que queremos e acabamos por escolher um curso que nem era bem aquilo que queríamos e depois há aqueles que ficam anos e anos na universidade ou que ao final do 1 ou 2 ano mudam de curso.
O tempo de espera e a incerteza do futuro é bastante complicado mas tudo se resolve. A minha reação ao tempo de espera para saber se tinha entrado na universidade e à incerteza do futuro na primeira vez (com 18 anos) e agora para a segunda licenciatura (com 21 anos) foi completamente diferente. A maturidade dá-nos confiança e abre-nos os olhos, sei que se não tivesse entrado no curso que queria que ia arranjar outra solução para chegar aos meus objetivos pessoais por isso é tudo uma questão de tempo.
Eu sou um bom exemplo de que mais vale tarde do que nunca e se não correu bem à primeira é continuar a insistir ou mudar os planos para alcançar os mesmo objetivos ou objetivos semelhantes mas que te façam sentir realizado de igual forma.
Se não entraste na universidade....respira....e abre horizontes.... não é o fim do mundo.
E lá por os outros terem entrado e tu não, não faz de ti menos que eles.
Beijinhos !!!