Um burnout aos 23....
Olá olá hoje viemos falar de uma coisa séria....
Síndrome de Burnoutou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, stresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Recentemente fui "diagnosticada" por alguém com uns certos poderes a mais que nós que poderia estar a entrar num burnout. E agora vocês, assim como me perguntei, perguntam-me.... é possível ter um burnout aos 23 anos? sem trabalho nem excesso de responsabilidades? sem sintomas aparentes?
A verdade é que até a mim me custa acreditar num diagnóstico destes, mas a realidade é que de há uns tempos para cá tenho vindo a sentir-me estranha, cansada, frustrada sem nenhuma razão aparente. Comecei a sentir bastante ansiedade coisa que já não sentia há anos mas num nível muito mais avançado.... eram dias com dores de cabeças enfernais, era a visão distorcida do nada, era o cansaço extremo que se apoderava de mim. Tudo isto com a minha vida a ser vivida tranquilamente sem nenhum alvoroço a acontecer....
Foi-me receitado umas vitaminas para a fadiga do cérebro e que tivesse mais calma e tenta-se pensar menos na vida e levar as coisas mais tranquilidade. Tentar afastar-me um pouco de deixar de ver, ouvir e opiniar sobre coisas que não me diziam respeito para não entrar num ciclo de problemas que não era meu.
O certo é que agora.... mesmo a tomar as vitaminas... não sinto grande diferença a nível de sintomas (porque continuo com dores horríveis no peito de ansiedade) mas dei por mim a pensar que se calhar o meu problema com ansiedade não é o presente mas sim o futuro.
A minha vida anda calma, com alguns problemas familiares aqui e acolá mas algo que toda a gente passa, mas eu estou no último ano com imensos planos para o futuro no que diz respeito a trabalho, a casa e a família e talvez seja esse o meu problema.
Estou a querer apressar muitas coisas na minha vida para alcançar um futuro desejável a longo prazo então sinto-me frustrada por ainda estar muito distante, por ainda ter muitos passos para enfrentar para encontrar a "tranquilidade". Agora isto finalmente passou a fazer muito sentido na minha cabeça, não que o faça por mal mas sinto que estou num ano em que muita coisa irá mudar e irei finalmente deixar de estudar, começar a trabalhar e juntar-me... claro que isto são pequenas coisas que todas juntas acabam por influenciar o meu psicológico e deixar-me mais ansiosa e frustrada.
Agora eu tenho é de colocar os pés da terra e consciencializar-me de que tudo acontece no seu tempo, eu tenho de ter calma e deixar as coisas acontecer. Tenho de aprender a desligar de certas situações por mais que custem e focar-me na minha vida e em levar as coisas com calma e tranquilidade. Vou tentar acalmar-me para ver se a minha ansiedade também da uma pausa e vamos ver no que vai dar.
Acreditem estes 23 anos já são muito vividos por isso é que não tenho um minuto de paz ahahaah.
Mais alguém por aí já se sentiu assim ?
Beijinhos !!!